SCLN 106 BLOCO A LOJA 46 - SS / ASA NORTE, BRASÍLIA - DF (61) 3347-7364
  • Salute Café

Método de extração de café filtrado: Prensa Francesa



Sem dúvida, a prensa francesa é um método super charmoso e indicadíssimo para quem quer fazer um café coado sem o uso de filtro de papel. Além de tudo, é super fácil e prático de fazer. Extrair o café dessa forma permite a passagem de mais óleos que carregam compostos aromáticos e de sabor.


Três dicas de ouro


Para extrair o café nesse método, a moagem deve ser grossa, muito próximo ao sal grosso. Por isso, evite comprar café já moídos, que costuma ser bem fino. O ideal é moer o grão na hora, com um moedor ajustado corretamente.


Água filtrada ou pura vai melhorar e valoriza o sabor do seu café. Depois de pronto, evite deixar o café na prensa francesa por muito tempo, isso pode causar amargor à bebida.




1. Escalde a cafeteira para manter o café quente por mais tempo.

2. Adicione o pó, a moagem precisa estar um pouco mais grossa, lembrando a textura de trigo para quibe. A indicação é 10 gramas de café (2 colheres de sobremesa) para cada 180 ml de água.

3. Coloque a água quente na prensa francesa. A temperatura da água deve estar a 90 graus. Para conseguir isso, ferva a água, apague o fogo e espere 1 minuto antes despejá-la no pó de café. Se o tempo estiver mais frio, essa espera deve ser menor. Certifique-se de molhar todo o café moído.

4. Coloque a tampa na prensa francesa, com o êmbolo para cima (sem empurrá-lo para baixo) e deixe o café ficar em infusão por 3 a 4 minutos.

5. Empurre o êmbolo para baixo até que ele atinja o fundo, prensando todo o pó do café para parar a infusão. Pronto! Agora, é só servir.

68 visualizações

SALUTE CAFÉ COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA | CNPJ:02.104.470/0001-20

SCLN 106 BLOCO A LOJA 46 - SS /  ASA NORTE, BRASÍLIA

TELEFONE: 61 33477364