SCLN 106 BLOCO A LOJA 46 - SS / ASA NORTE, BRASÍLIA - DF (61) 3347-7364
  • Salute Café

Entenda as categorias de certificação do café

A diferenciação entre os cafés é baseada em diversos atributos. Certificação permite que agricultores se incorporem com mais facilidade ao mercado.



A crescente demanda, particularmente em países desenvolvidos, por produtos saudáveis e corretos sob o aspecto social, possibilita a incorporação de novos atributos de qualidade. O segmento de cafés especiais, por exemplo, representa atualmente cerca de 12% do mercado internacional. Os atributos de qualidade incluem características físicas, como origem, variedade, cor e tamanho, além de fatores como, por exemplo, as condições da mão de obra que produz o café.


Os cafés certificados como orgânico e fair trade, por exemplo, que além de atributos físicos, como aroma e sabor, também incorporam preocupações de ordem ambiental e social, fazem parte de um segmento que está ampliando sua parcela no mercado de cafés especiais, devido ao aumento da preocupação com os padrões de consumo, o que tem estimulado as preferências por bens produzidos de forma sustentável.


Entenda um pouco mais das principais categorias de certificação utilizadas no Brasil: 


Café gourmet: está relacionado a grãos de café arábica de alta qualidade. É um produto diferenciado, quase livre de defeitos. A produção de café gourmet tem sido incentivada pela Organização Internacional do Café (OIC).


Café de origem certificada: relaciona-se às regiões de origem dos plantios, uma vez que alguns dos atributos de qualidade do produto são inerentes à região onde a planta é cultivada. O monitoramento da produção é necessário para a rotulagem.


Café orgânico: é desenvolvido sob as regras da produção orgânica. Isso significa que o café deve ser cultivado com fertilizantes orgânicos e o controle de pragas e doenças deve ser feito por meio de controle biológico. Para ser rotulado como orgânico, tanto a produção como o processamento precisam ser monitorados por uma agência certificadora credenciada.


Café fair trade: é aquele consumido em países desenvolvidos por consumidores preocupados com as condições sociais e ambientais sob as quais o café é cultivado. Observa-se uma disposição para pagar mais pelo café produzido por pequenos agricultores e/ou sistemas de produção sombreados. O processamento também é monitorado, para garantir a presença dos atributos de qualidade desejados.

33 visualizações

SALUTE CAFÉ COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA | CNPJ:02.104.470/0001-20

SCLN 106 BLOCO A LOJA 46 - SS /  ASA NORTE, BRASÍLIA

TELEFONE: 61 33477364